terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Van Gogh - O Último Delírio. Versão acompanhada de bate papo com o ator Rafael Mannheimer.

Texto e Direção - Jiddu Saldanha / Duração 25 minutos.
Atuação: Rafael Mannheimer.

Foto: Jidduks
A ideia básica da encenação de "O Último Delírio de Van Gogh" consiste em exprimir, através da sensibilidade do ator Rafael Mainnheimer a extrema pulsação do Van Gogh mítico que é detentor de todo um inconsciente coletivo do mundo ocidental, tornando-se algo/alguém, muito maior que sua própria vida. Investiga-lo como um fenômeno existencial e artístico só será possível, se criarmos uma imagem atemporal através da arte do teatro.
Para chegar a este "lugar" do sentir e perceber Van Gogh, Jiddu Saldanha, diretor e autor do texto, preocupou-se, principalmente, em criar um ambiente "ritual-Cênico" focado numa espécie de "xamanismo artístico"; daí a figura crucial do ator Rafael Mannheimer, escolhido entre tantos outros candidatos, pra viver um Van Gogh que vai além das especulações históricas.
Criou-se a estilização de um ambiente "vangoghiano" por excelência, onde os detalhes da cena busca, para além do uso de técnicas teatrais, uma essência que se pauta na qualidade de interpretação do ator,  principalmente no que tange à vocalização do texto e no mergulho de expressões que vão buscar no estudo da "mímica livre", da pintura, da dança e do xamanismo, um corpo que se engaje no Van Gogh  imaginário.
Para que pudéssemos trazer à luz, esta montagem teatral, foi necessário buscar no olhar da diretora de arte Alexandra Arakawa, a concepção de um ambiente cenográfico e de  figurinos pintados pelo artista plástico Duda Simões, onde as cores e os traços de Van Gogh-Duda, deverão ser o eixo da expressão total do espetáculo.

FICHA  TÉCNICA
Texto e Direção - Jiddu Saldanha / Ator - Rafael Mannheimer
Direção de Arte - Alexandra Arakawa / Direção Assistente - Nathally Amariá Pintura de figurino e arte gráfica - Duda Simões
Produção - Cia de Artes EM CriAção

Veja o videofoto de Rafael Mannheimer com a música famosa de Don McLean...



Nenhum comentário:

Postar um comentário